quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Odontologia Preventiva e Comunitária


PREVENTIVA 1º semestre.

Saúde: é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência da doença.

Saúde pública: E o ramo das profissões da saúde que trata de aplicar as comunidades na maior escala dos recursos existentes para promoção da saúde da comunidade.

Saúde oral: É considerada como uma saúde parcial, dentro da saúde geral, podendo-se dizer que é o estado de harmonia, normalidade e rigidez dos dentes e demais tecidos da cavidade oral que estão sob a responsabilidade do CD.

Odontologia sanitária: É a parte da saúde pública e da Odontologia, que trata da aplicação dos meios existentes para a promoção, manutenção e recuperação de saúde oral da comunidade, se dissocia-la da saúde geral.
Kendtson fez a distinção

CD clínico: Examina  o paciente, diagnostica males, planeja tratamento, realiza tratamento, recebe honorários, avalia resultados do tratamento.

CD de serviço público: Levanta a necessidade da comunidade, analisa dados, planeja programas, executa programas planeja programas com recurso da comunidade, avalia resultados de programas executados.
Fatores que alteram a saúde: Ambientais (clima, localização geográfica, qualidade do ar, umidade) , Sociais ( econômicos, trabalho, moradia), Biológicos e Físico químicos.

Odontologia Preventiva: É a parte da odontologia que  procura  evitar a ocorrência de doenças, anomalias e acidentes que possam afetar a saúde oral.

Odontologia Social: É um termo mais amplo que Odontologia sanitária que inclui a odont.. sanitária, procurando estudar os aspectos e problemas culturais, econômicos e  éticos das relações inter relações do CD, como individuo, ou entidade profissional a que pertence com o meio social.
Caracterização de problema de saúde: Uma doença para ser proposta como problema de saúde pública deve preencher concomicamente os requisitos propostos por SINAI.
SINAI (PROBLEMA DE SAÙDE PÚBLICA) : 1 Ser causa comum de morbidade e mortalidade, 2 Deve existir métodos eficazes de combate e controle, 3 Estes métodos não são ou não estão sendo utilizados de modo adequado pela população.


Critérios para estabelecer a prioridade relativa dos problemas:
1- número de pessoas atingidas pela doença,
2 Seriedade do dano,
3 Possibilidade de uma atuação eficiente,
 4 custo per capita,
5 grau de interesse da comunidade,
 6 valor educativo,            
 7 capacidade técnica administrativa,
 8 rendimento que se espera do programa.

Processo saúde doença: conjunto de fatores vinculado ao ambiente, ao agente etiológico e ao agente susceptível (hospedeiro), que agem juntos para a produção de um equilíbrio.
Qualquer alteração nessa estrutura resultara na produção da doença.
Obs: Equilibrio entre ambiente hospedeiro e agente etiológico.

Ambiente: conjunto de fatores que interagem com o agente etiológico e o agentee susceptível sem se confundir com os mesmos. Inclui: ambiente físico, biológico e social.

Agente etiológico: micro ou macro parasitas espalhados na natureza, podendo ser agentes casuais de enfermidades humanas ou de animais.
Radiações, poluentes químicos, drogas usadas como remédios ou por vício.
Nas doenças infecciosas agente é um ser vivo, vírus, bactérias, fungos.

Atributos ao agente etiológico:
Infectividade- capacidade do agente etiológico penetrar, alojar-se, multiplicar-se ou desenvolver-se no hospedeiro.
Patogenicidade- Capacidade que o agente etiológico tem de provocar sinais e sintomas em maior ou menor proporção nos hospedeiros infectados.
Virulência- capacidade que o agente etiológico tem de provocar doenças graves, sequelas ou óbitos = casos severos.

Formas de estabelecimento da doença:
Infectividade – é a penetração no organismo humano/animal de um agente capaz de desenvolver-se e multiplicar no seu interior ex: gripe (alta) e tuberculose (baixa)
Infestação – é o alojamento com ou sem desenvolvimento e reprodução, de artrópodes na superfície do corpo ou nas vestes ,ex: pulgas, piolhos etc...

Transmissão de doenças: Portas de entrada, via digestiva, respiratória, cutânea , ocular.

História natural das doenças: Etiologia das doenças – origem das coisas, castigo de deus, teoria dos miasmas, microbiologia redimensionou e reinterpretou.


Modelo de Lavell e Clarck: 
Modelo= representação de um processo, fornece um padrão de referência.
Se baseia em três conceitos: 1) Doença como processo e não como estado  - é fenômeno dinâmico, conjunto de fases que se sucedem. 2) Doença se desenvolve de maneiras mais ou menos definida. 3) uma medida ou conjuntos de medidas que conseguem interromper a marcha natural da doença, são condideradas medidas preventivas em qualquer fase da doença  em que são aplicadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário