terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tipos de traumatismos de dentes decíduos (Odontopediatria II)


TIPOS DE TRAUMATISMOS E ORIENTAÇÕES BÁSICAS:

O traumatismo dental pode ser dividido em lesões nos tecidos duros do dente, e lesões nos tecidos de suporte.


Lesões dos tecidos duros dos dentes;

Apesar de a estrutura dura do dente ter recebido a maior parte da força do impacto do traumatismo, que se dissipou a linha de fratura, o periodonto também absorve parte dela, podendo necessitar tratamento.

Tipos de lesões dos tecidos duros:

-Trinca ou fratura incompleta de esmalte.
TTO: acompanhamento e em caso de sensibilidade flúorterapia.

-Fratura de esmalte:
TTO: restauração com resina composta, caso não comprometa a estética lixar e aplicar flúor.


Fratura de esmalte.

-Fratura de esmalte e dentina sem exposição pulpar:
TTO: proteger a dentina com material adesivo e restaurar com resina composta.
Caso tragam o fragmento dental, colar.
Em atendimento tardio verificar a viabilidade pulpar e presença de lesão apical.

Fratura de esmalte e Dentina.


-Fratura de esmalte e dentina com exposição pulpar:
TTO: reabilitação endodôntica e coronária.
Em caso de rizogênese incompleta pulpotomia com pasta guedes para dar continuidade a formação da raiz.
Em caso de rizogênese completa fazer pulpectomia.

Fratura de esmalte e dentina com exposição pulpar.
-Fratura corono radicular:
TTO: Nos níveis apicais e médios sem deslocamento e mobilidade da coroa, fazer acompanhamento.
Com mobilidade e/ou deslocamento, contenção semi-rígida de 14 a 21 dias e acompanhamento.
Quando a exodontia é indicada nem sempre o fragmento é removido devido ao risco de lesar o germe do dente permanente se opta por deixa-lo e fazer acompanhamento.

Fratura corono radicular
Lesões dos tecidos de suporte dos dentes;Os traumatismos das estruturas periodontais necessita da reparação do organismo do paciente, por isso o tratamento imediato é imprescindível.
As fibras periodontais precisam de condições para recuperar sendo que os primeiros 7 a 10 dias são os mais importantes pois a recuperação ocorrem nesse período.
Manter a área limpa e o dente pode ou não necessitar de reposicionamento e contenção.
Orientações básicas para casos que tenham lesado estruturas periodontais:
* manter área limpa caso não seja possível fazer a higienização com a escovação, usar gaze e solução anti-séptica ( ex; H2o oxigenada 10 vol ou solução a base de clorexidina)
* Manter a região em repouso: não morder na região, ter alimentação pastosa e evitar a sucção de dedo chupeta ou mamadeira.

-Concussão:
Pequeno traumatismo ao periodonto, com hemorragia e edema do ligamento periodontal, sem deslocamento e mobilidade.
TTO:  orientações de limpeza e repouso durante uma semana, acompanhamento clínico e radiográfico.
Subluxação:  traumatismo do periodonto, com ruptura de algumas fibras do ligamento periodontal, ocasionando afrouxamento anormal.
O dente pode apresentar mobilidade mas sem deslocamento aparente. (ou seja sem que esteja em uma posição diferente da que se encontrava antes do trauma).
TTO: semelhante ao da concussão, orientações de repouso da região e limpeza durante 1 semana, acompanhamento clínico e radiográfico para observar alterações futuras.

Subluxação 

Luxação lateral: 
o dente pode apresentar esse tipo de deslocamento e o indicado é seu reposicionamento e sua contenção.


Luxação lateral

-> Contenção: auxilio para manter o dente em posição e em repouso, devendo ser flexível ou semi- rígida onde poderá ser feito com fio de nylon ou de aço e resina composta , no terço médio das faces vestibulares dos dentes, devendo ter de um a dois dentes de suporte de cada lado do dente traumatizado, por 14 a 21 dias mantendo a integridade dos tecidos e proporcionando condições de limpeza.

Contenção semi rígida

Obs: caso o paciente chegue para atendimento após 3 semanas dificilmente a contenção surtira efeito pois a cicatrização dos ligamentos periodontais iniciarão de forma errada.

Luxação extrusiva: 
Deslocamento do dente no sentido axial com saída parcial do alvéolo. (ou seja saída parcial do dente do alvéolo)



Tratamento imediato: consiste em redução da luxação reposicionamento do dente e contenção flexível ou semi-rígida por 14 a 21 dias.
Tratamento mediato: não existe possibilidade de se fazer o reposicionamento do dente, então se ainda apresentar mobilidade com possibilidade de recuperar as fibras periodontais pode ser realizada a contenção. E caso atrapalhe a oclusão pode ser feito desgaste incisal.


Luxação intrusiva: Deslocamento do dente para dentro do alvéolo, havendo compressão ou fratura do processo alveolar.

Tratamento:  deve se fazer um exame clínico cuidadoso de palpação no fundo de sulco, para verificar a possibilidade de fratura da tábua óssea V. pelo impacto da intrusão do ápice do dente, exames radiográficos oclusal modificado e lateral.
Em casos favoráveis a conduta inicial é a espera pela reerupção passiva 15 a 30 dias.
Orientando aos responsáveis para remoção de hábitos de sucção, dieta pastosa, higienização com gaze embebida em água oxigenada, ou outra solução anti séptica, até que possa utilizar a escova, caso o dente intruido lese o germe deve ser removido.

Avulsão:Deslocamento total do dente para fora do alvéolo.
O reimplante do dente decíduo só deve ser realizado se existirem condições muito favoráveis.
A tentativa para reimplante de dente decíduo deve ser criteriosa, o tempo extra alveolar deve ser o menor possível, o dente deve chegar hidratado (em solução); o profissional deve avaliar as condições de trabalho, condições de controlar a criança e executar a contenção, realização de tratamento endodôntico na próxima sessão e a concordância do responsável de seguir a risca as recomendações de higiene, repouso dental com remoção de hábitos de sucção e alimentação pastosa, uso de medicamentos (antibióticos e analgésicos), assim como estar ciente que o tratamento pode não ter resultado positivo.

Então a reabilitação protética geralmente é realizada por meio de aparelho mantenedor de espaço estético funcional removível é a solução.

Em todos os casos de traumatismo, o tratamento deve se preocupar com a manutenção do dente e sua reabilitação, a fim de manter o equilíbrio na dentição.

Traumatismo a gengiva ou a mucosa oral, como lacerações (corte), contusão (hemorragia submucosa) e abrasão (atrito) podem ocorrer.
A conduta é a limpeza da área com soro fisiológico para a parte oral e água e sabão para as partes cutâneas e remoção de corpos estranhos.

Traumatismo do osso de sustentação causando fratura do alvéolo dental ou fratura dos maxilares também podem estar associados ao traumatismo dental. O caso deve ser diagnosticado e avaliado a viabilidade de tratamento ou encaminhamento ao especialista CIRURGIÃO BUCO-MAXILO-FACIAL.


OBS: Independente do tipo de trauma sempre fazer acompanhamento clínico e radiográfico por no mínimo 1 ano devido a possibilidade de problemas ao dente permanente que irá entrar em erupção.
Também sempre fazer as orientações básicas de higiene e repouso.
Fonte:
Manual de Odontopediatria (Guede Pinto)
Imagens: http://efodontopediatria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário