domingo, 24 de fevereiro de 2013

Biopsia Incisional e Excisional (Estomatologia)

Biópsia Incisional:

É um procedimento que remove somente uma pequena porção da lesão. Se a lesão é grande ou demonstra características diferentes em diferentes sítios, então se devem recolher amostras de mais de uma área da mesma.
Deve ser usada em lesões grandes (> 1cm de diâmetro), localizadas em região de risco, ou quando um diagnóstico histopatológico definitivo for requerido antes de planejar uma remoção completa ou outros tipos de tratamento.
Geralmente é feito com 1 cunha de tecido, de forma que sejam incluídos na amostra tanto o tecido de aparência normal quanto o de aspecto anormal.

As áreas centrais de uma lesão grande frequentemente são necrosoadas portanto de pouco valor diagnóstico, enquanto o crescimento ativo cresce no perímetro da lesão, e a inclusão da interface da lesão com tecido aparentemente normal pode demonstrar multas alterações celulares significativas.

Deve ser incluído uma profundidade adequada de tecido de modo que as características celulares da base da lesão sejam demonstrado.

obs: Se células malignas estiverem presentes apenas na base da lesão, biópsias amplas e rasas podem não obter essas células



.

Resumo Capítulo 21 – Livro: Cirurgia Oral e Maxilo facial contemporânea. 4ed.

Biopsia Excisional:
Implica a remoção da lesão em sua totalidade, incluindo um perímetro de 2 a 3 mm de tecido normal ao seu redor.

A excisão completa frequentemente constitui o tratamento definitivo da lesão que sofreu biópsia. A biópsia excisional deve ser reservada para lesões menores (< 1cm de diâmetro) e ainda lesões que possam ser removidas por completo sem comprometer em excesso as características do paciente ou a função bucal e para lesões que devem ser removidas por completo para eliminar a ameaça ao bem estar do paciente.


Resumo Capítulo 21 – Livro: Cirurgia Oral e Maxilo facial contemporânea. 4ed.

Biópsia por aspiração:
Deve ser realizado com uma agulha e seringa, penetrando a lesão suspeita e aspirando seu conteúdo.
Dois tipos dessa biópsia são usadas:
- O primeiro é usado somente para explorar se a lesão apresenta conteúdo flúido.
- O segundo é usado para aspirar as células para diagnostico patológico.
Essa última é denominada aspiração por agulha fina.

A punção aspirativa por agulha fina deve ser usada quando uma massa de tecido mole é detectado sob a superfície cutânea ou mucosa e o paciente deseja evitar a formação de cicatrizes ou quando as estruturas anatômicas oferecem riscos.

A aspiração rotineira de lesões intra-ósseas radiolúcidas também deve ser realizada antes de penetrar no defeito ósseo para descartar o potencial de a lesão ser de origem vascular e para definir se ela é cística ou sólida.

A aspiração deve ser feita em qualquer lesão preenchida por flúido exceto mucoceles.

Usa-se uma agulha de calibre 16 a 18 conectado a uma seringa de aspiração.

5 comentários:

  1. Como seria o caso de uma lesão sublingual? Creio nao cabe as informações acima.

    ResponderExcluir
  2. Como seria o caso de uma lesão sublingual? Creio nao cabe as informações acima.

    ResponderExcluir
  3. Seria bom mostrar as referências em literaturas específicas e relevantes para dar credibilidade para as informações relatadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Está aí uma excelente referência: NEVILLE, B. W. et al. Patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

      Excluir