segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prova dissertativa PPR 7º semestre (resolução)



1) Diante da posição topográfica dos dentes remanescentes no arco dental, podemos estabelecer uma regra valida para cada caso clínico em relação a localização dos descansos, localização do grau retentivo (0,25) e em determinados casos a localização de eixos reais de rotação .
Como estas situações podem ser planejadas ?
R: Em extremo livre:  Classe I e II – a localização dos descansos é na mesial; o grau de retenção é no local oposto ao do apoio, e existe eixo real de rotação pois não há neutralização dos eixos.
Em classe III e IV: Possui pilar posterior (dente suporte) – A localização da retenção idealmente é oposto ao descanso e o eixo real de rotação pode ser neutralizado podendo se tornar um eixo virtual.

2) Caso clínico
Paciente Desdentado Total superior e desdentado parcial inferior Classe I de Kennedy possuindo dentes remanescentes de 34, 33, 32 e 31 e 41, 42 e 43 onde se verifica um espaço na região anterior de 8mm entre a margem livre da gengiva e o assoalho de boca, pergunta-se:
Qual a localização dos descansos ?
R: O descanso é na mesial pois se trata de uma Classe I de extremo livre.
Qual a localização do eixo real de rotação ?
R: É uma linha equisdistante (reta) que passa pelo dente 34 e o dente 43.
Na mesial ou distal ?
Qual o tipo de conector maior para o caso ?
R: chapeado lingual.
Quando devemos realizar a moldagem funcional ? (PPR)
R: Para a mandíbula,  Após a confecção do conector maior , pois ela não toca na fibromucosa (ficar afastada 3 a 4mm). Realizar a moldagem funcional com pasta zincoeugenólica.
Na maxila antes da confecção do conector maior.

3) No mesmo caso clínico anterior, durante a confecção da PT, teremos qe construir o arco de cera superior de forma a recuperar a DV, obtendo inicialmente esta dimensão através da utilização do compasso de WILLIS . Para a construção do arco de cera, deveremos obedecer uma sequencia correta na obtenção deste plano de cera. Como determinamos este arco  de cera ?
R:Dentes anteriores:
-Altura: dvo da protese antiga, tubérculo do lábio, curvatura do lábio inferior e linha bupilar.
-Largura: compleição facial e rebordo inferior.
Dentes posteriores:
-Altura: Dvo dividido por 2, e plano de camper.
-Largura: Zona neutra, corredor bucal, linha intermaxilar.

4) Diante da posição topográfica dos dentes remanescentes no arco dental, podemos estabelecer  uma regra valida para cada caso clínico em relação a localização dos descansos , localização do grau de retenção (0,25) e em determinados casos a localização de eixos reais de rotação. Se tivermos diante de uma classe II de kennedy com a ausência dos 36, 37, 38 e 45 e 46, como você planejaria esta situação quanto a localização e indicação dos tipos de retentores.
R: Retentores diretos: 35= apoio na mesial; 44 apoio na distal; 47 apoio na distal para posteriormente colocação de grampo germinado.
O grau de retenção 0,25 oposto ao apoio.
 35 grampo por ação de ponta em T.
34 grampo por ação de ponta em T ou 7 ou S.
47 e 48:  grampo circunferencial gêmeos pois há necessidade de maior retenção e dentes ferulizados.
Lembrando que em área que a estética é uma necessidade o grampo utilizado é o de ação de ponta no caso é o grampo em T, 7 ou S, em I.
E em casos de dentes sem necessidade estética são utilizados grampo circunferencial como Ackers, ação reversa, reverso, anel, gêmeos, half and half.
Retentor Indireto:  é o 34 e o 48 (que participará do grampo geminado com o 47).

5) Quando nos referimos a um caso de Prótese Parcial Removível normalmente lançamos mão da classificação de Kennedy, elaborada exatamente para nos ajudar na comunicação entre Profissionais/Profissionais Profissional/Técnico , assim como auxiliar na didática de ensino e na sistematização dos desenhos dos casos para confecção das armações metálicas.
Você saberia descrever quais requisitos que uma boa classificação deve conter ?
R: Uma classificação ideal deve conter os seguintes requisitos:
A: Permitir visualização imediata do tipo de arco dentário parcialmente desdentado, o número e o tamanho de dentes remanescentes, o tamanho e numero de espaços protéticos.
B: Permitir diferenciação entre as PPRS dentossuportadas e dentomucossuportadas, permitir avaliação qualitativa de ambos os tecidos de suporte.
C: Ser universalmente aceita na comunicação entre os profissionais e técnicos da área.
D: Obter bases mecânicas de planejamento.
E: Deve ser simples e de elaboração lógica para que o usuário não dependa de memorização para sua utilização.



3 comentários:

  1. OBS: "Qual o tipo de conector maior para o caso ?
    R: chapeado lingual."

    !!Esta questão esta errada !!
    O conector indicado para o caso seria a Barra Lingual Clássica. Que mede aproximadamente entre 4/5mm e precisa de no mínimo 3mm de distância da borda da gengiva. Isso dá entre 7/8mm, que é o caso apresentado acima.
    Já o Chapeado Lingual é indicado quando contraindicamos a Barra Lingual Clássica por falta de espaço.

    ResponderExcluir
  2. a moldagem funcional está errada tambem... realizo no inferior antes da acrilização do inferior, após a montagem dos dentes. Moldagem de boca fechada.

    ResponderExcluir
  3. a moldagem funcional está errada tambem... realizo no inferior antes da acrilização do inferior, após a montagem dos dentes. Moldagem de boca fechada.

    ResponderExcluir