domingo, 29 de setembro de 2013

Cicatrização dos nervos da face (cirurgia oral)




Neuropatologia Facial de Origem Traumática

Lesões nos nervos sensitivos da região maxilofacial ocorrem ocasionalmente, como resultado de fraturas faciais, durante o tratamento cirúrgico (iatrogenia)

A maioria dos nervos danificados recupera-se de forma espontânea.

Os três ramos do nervo trigêmeo que são danificados com maior freqüência, nos quais uma sensação alterada é clinicamente significativa, são (1) nervo alveolar inferior (mentoniano), (2) nervo lingual, (3) nervo infraorbitário.

Causas comuns de lesão ao nervo alveolar inferior.
1. Fraturas mandibulares (corpo)
2. Procedimentos cirúrgicos pré-protéticos.
3. Cirurgias com osteotomia com clivagem sagital.
4. Ressecção mandibular para tratamento de neoplasias orais.
5. Remoção de terceiros molares inferiores.



Classificação.
Intervenções cirúrgicas para reparar nervos danificados possuem mais sucesso caso sejam realizados pouco tempo após ocorrer a lesão.

Classificação e prognóstico dos tipos de lesão que podem ocorrer em um nervo:

1.       Neuropraxia:  é a forma menos grave de lesão do nervo periférico, é a contusão de um nervo no qual a manutenção da continuidade da bainha epineural e dos axônios é mantida.
Trauma contuso ou tração (esticamento),inflamação, e isquemia local podem produzir neuropraxia.
Uma vez que não houve perda da continuidade axonal, recuperação espontânea completa da função nervosa geralmente ocorre em poucos dias ou semanas.

2.       Axonotmese: ocorre quando a continuidade dos axônios, mas não da bainha epineural,  é perdida.
Trauma contuso grave, esmagamento, tração extrema podem produzir essa lesão.
Pelo fato da bainha epineural se manter intacta, a regenaração axonal pode ocorre, com resolução do nervo afetado num período de 2 e 6 meses.

3.       Neurotmese: o tipo mais grave de lesão a um nervo, implica no rompimento da continuidade do nervo.
Pode ocorrer por rupturas causadas por projéteis ou facas durante um assalto, ou por secção iatrogênica.
O prognóstico para recuperação espontânea é reservado, exceto se as terminações do nervo afetado tenham, de alguma forma, sido mantidas em proximidade e propriamente orientadas.



Cicatrização do Nervo

Apresenta duas fases: (1) degeneração e (2) regeneração.

Degeneração: Dois tipos de degeneração podem ocorrer, primeiro é a desmielinização segmentar, na qual a bainha de mielina desaparece em segmentos isolados do nervo.

Essa desmielinização parcial acarreta, a diminuição da velocidade de condução e provavelmente, evita a transmissão de alguns impulsos nervosos.

 Os sintomas incluem:
 -parestesia (sensação alterada espontânea e subjetiva que o paciente não relata como dolorosa)
-disestesia (sensação alterada espontânea e subjetiva na qual o paciente relata desconforto)
-hiperestesia  (sensibilidade excessiva de um nervo a estimulação)
-hipoestesia (sensibilidade diminuída de um nervo à estimulação).

A desmielinização segmentar pode ocorrer após lesões neuropráxicas ou estar associada a distúrbios vasculares ou de tecido conjuntivo.



A degeneração Walleriana é o segundo tipo de degeneração que pode ocorrer após o trauma em ramos nervosos.  Nesse processo os axônios e a bainha de mielina de um nervo distal ao sítio de interrupção do tronco nervoso (fora do sistema nervoso central) sofrem desintegração por completo.
A degeneração Walleriana cessa toda a condução nervosa distal ao coto axonal proximal.  Esse tipo de degeneração ocorre após a seccção de nervos.



A regeneração de um nervo periférico pode iniciar imediatamente após a lesão. Normalmente o coto axonal proximal emite um grupo de novas fibras (cone de crescimento) que cresce em direção ao tubo de células de Schwann remanescentes.

Durante a regeneração, novas bainhas de mielina se formarão a medida que os axônios aumentarem de diâmetro. Conforme os contatos funcionais são estabelecidos, o paciente apresenta sensações alteradas em um área previamente anestesiada, que toma forma de parestesias ou disestesias.

Podem ocorrer problemas durante a regeneração, se a continuidade do tubo das células de Schwann for perturbada, provavelmente o tecido conjuntivo penetrará o tubo enquanto esse estiver parcialmente vago. Quando o cone de crescimento alcança a obstrução feita pelo tecido conjuntivo, este poderá encontrar um caminho ao redor da obstrução e avançar, ou poderá formar uma massa de fibras nervosas sem direcionamento, que constitui um neuroma traumático sujeito a produzir dor quando estimulado.


fonte: Livro: "Cirurgia Oral e Maxilo Facial Contemporânea" James R. Hupp

lesão nervo alveolar inferior, lesão, parestesia, odontologia, dentista, não sinto meu rosto, perdi a sensibilidade do rosto, não sinto minha língua, extração de terceiro molar nervo, cicatrização nervo, uninove, uel, uem, unopar, unipar, usp, unesp, positivo, ufpr, unipar, unicsul, unib, ung, metodista, unip, unisa, resumos nervo da face, resumo cicatrização, cirurgia oral e maxilofacial , cirurgia e trauma facia, ctbmf, hupp, como reparar um nervo lesionado.

2 comentários:

  1. Oi, pergunta seria: se eu tiver o Nervo alveolar inferior cortado, vai dar Degeneração Walleriana. Todos nervos perto deste nervo vao ser degenerados? Todo o Nervo trigêmeo? Vai degenerar ate chegar ao neuronio do cerebro? Eu ja ranquei dentes a anos e nao perdi o Trigemeo? me responda por email, e por aqui se quiser mateus9595@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fui fazer endodontia num dente inferior e o dentista penou o nervo alveolar inferior estou com neuoropraxia.ha dois meses tomando vitamina ETNA. Queria saber se vou ficar recuperada? Obrigada.

    ResponderExcluir