quarta-feira, 4 de junho de 2014

Índice Periodontal Comunitário (INTPC, CPITN, CPI, IPC)

Índice Periodontal Comunitário (INTPC, CPITN, CPI, IPC)
IPC: Índice periodontal comunitário.
CPI: Community Periodontal Index
INTPC: Índice de necessidade de tratamento Periodontal comunitário
CPITN: Community Periodontal Index of treatment needs

As 4 siglas possuem o mesmo significado.

O CPITN é preconizado pela OMS e FDI para estudos que têm como objetivo conhecer a situação periodontal coletiva e dimensionar os recursos necessários. 

Permite também avaliar resultados obtidos após o desenvolvimento de ações nesta área, indicando a presença ou ausência de sangramento gengival, cálculo supra ou subgengival e bolsas periodontais (rasas e profundas)

Sonda IPC ou CPI:
Para realizar o exame, utiliza-se uma sonda específica, com esfera de 0,5 mm na ponta e  área anelada em preto situada entre 3,5 e 5,5 mm da ponta.



Sextantes:
A boca é dividida em sextantes definidos pelos dente: 18-14, 13-23, 24-28, 38-34, 33-43 e 44-48. 

A presença de dois ou mais dentes sem indicação de extração é pré-requisito ao exame do sextante. Sem isso, o sextante é cancelado. Havendo um único dente presente, é incluído no sextante adjacente. Pelo menos 6 pontos são examinados por dente, nas superfícies vestibular e lingual, abrangendo as regiões mesial, média e distal. A força na sondagem deve ser inferior a 20 gramas (recomenda-se o seguinte teste prático: colocar a ponta da sonda sob a unha do polegar e pressionar até obter ligeira isquemia)



Dentes-Índices
São os seguintes os dentes-índices para cada sextante (se nenhum deles estiver presente, examinam-se todos os dentes remanescentes do sextante):

Até 19 anos: 16, 11, 26, 36, 31 e 46
20 anos ou mais: 17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47.


Quanto aos registros, deve-se considerar que:
A)  Em crianças com menos de 15 anos não são feitos registros de bolsas, uma vez que as alterações de tecidos moles podem estar associadas à erupção e não à presença de alteração periodontal patológica.

B)Embora 10 dentes sejam examinados, apenas 6 anotações são feitas: uma por sextante, relativa a pior situação encontrada.

C)Quando não há no sextante pelo menos dois dentes remanescentes e não indicados para extração, cancelar registrando um “X”

São os seguintes os códigos utilizados no CPITN:
0= sextante hígido
1= sextante com sangramento (observado diretamente ou com espelho, após sondagem).
2= cálculo (qualquer quantidade detectada no exame)
3= bolsa de 4 a 5 mm (margem gengival na área preta da sonda)
4= bolsa de 6 mm ou mais (área preta da sonda não visível)



4 comentários: